terça-feira, 10 de setembro de 2013

PÃO CASEIRO

Esta receita rende 4 pães neste formato.
 Neste coloquei gotas de chocolate com farofa em cima.













Neste coloquei doce de leite e farofa em cima.












Neste coloquei só farofa em cima e pincelei com gema.









Neste coloquei apenas gema em cima.


Ingredientes do pão:
2 ovos, 1/2 xícara de chá de óleo (eu usei o de milho), 4 xícaras de água morna (cuidado na hora de colocar a água não pode ser quente, coloque o dedo na água se suportar, estará bom para usar), 11 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sobremesa rasa de sal, 1 envelope de fermento biológico seco, 1 melhorador para pão (senão encontrar não tem problema), a farinha eu usei quase 2 kilos, não cheguei a usar tudo.

Modo de fazer:
Eu começo misturando os ovos, depois coloco o óleo, o açúcar, o sal, o fermento e o melhorador, misturo tudo e depois coloco farinha aos poucos, alternando com a água. Depois que misturar a massa, tem que deixar crescer dobrando de volume, deixe a massa um pouco grudando na mão porque ao abrí-la vai precisar de mais farinha, assim não deixará a massa muito pesada e dura. Para certificar que a massa crescerá, aperte com o dedo na massa, se ela voltar ao lugar rapidinho é por que o pão crescerá, é uma dica que sempre faço e que dá muito certo. Se tiver cilindro, passe a massa várias vezes no cilindro até que ela comece a ficar com bolhas. Se abrir com rolo de cozinha, tem que passar várias vezes até que comece a estourar, como se fosse no cilindro, a massa começa a fazer barulho na hora de passar o rolo, abra o mais fininho que conseguir, só depois disso enrole-as e coloque na forma e espere crescer novamente, não é necessário untar a forma, a massa não grudará. Siga todos esses passos que com certeza conseguirão fazer os pães, fica muito gostoso.

Farofa: 3 colheres de sopa rasa de manteiga gelada, 6 colheres de sopa de açúcar cristal, e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo. Mexer com as pontas dos dedos até ficar uma farofa.







Nenhum comentário: